domingo, 12 de fevereiro de 2012

Latas

LATAS
Encontrei um Blog gringo e vi a proposta deles de comentar sobre algumas latas do mundo e decidi usar o material deles e acrescentar algum conhecimento e pesquisa junto para nossa realidade!
Bom vamos a tese do que é Aerossóis de pintura (também chamado de tinta spray): é um tipo de tinta que vem em um recipiente selado sob pressão e é liberado atraves de uma válvula Atuadora(CAP) que as vezes é deprimente. A pintura em spray (tinta aerosol) deixa uma superfície lisa e uniforme com revestimento, ao contrário de muitas tintas latex . A grande maioria segue um padrão portatil e que facilita o seu armazenamento! 
Existem diversas empresas no mundo que fabricam sprays e nem todos voltados ao grafite , porem é usado ou pela qualidade ou por questão de valores!
Para começar citarei as latas que encontramos aqui no Brasil e faz parte do nosso dia a dia:


  • Colorgin Automotivo (Cadilac):
Lata classica que vem dos primórdios do grafite e pixação.Boa cobertura apesar de ser automotiva e pigmentação baixa.Media para alta pressão.Serve diversos Caps nela.Cheiro forte e desagradavel.Custo medio para lata da categoria!Tinta brilhante ou fosca(disponivel nas duas versões).Secagem relativamente rapida!








  • Colorgin Artes :
Pigmentação media deixando a desejar em alguns casos, media pressão; serve para diversas superficies (isopor, madeira, alvenaria, etc), cheiro não muito agradavel;Tinta Brilhante, Custo e beneficio deixa a desejar,  ainda mais por ser uma lata nacional!O preço dela é extremamente caro para uma qualidade não tão boa!Secagem relativamente rapida!








  • X row:




Linha de uso geral desenvolvida pela empresa Cosmopolitan , tem uma pigmentação media sendo de agrado de muitos para utilização em Bombs e trabalhos rapidos na rua!
Cheiro Forte ; tons brilhantes e foscos; custo baixo para uma lata da sua categoria!Secagem relativamente rapida!






  • Worx:
Linha de Graffite desenvolvido pela cosmopolitan.Uma curiosidade sobre a worx é que a empresa na indecisão de um nome só inverteu o nome da sua lata de uso geral, "worx" é "x row " de tras pra frente!
Boa pigmentação( as vezes até forte demais causando entupimentos nos caps), cheiro não muito forte porem desagradavel.Tons foscos , briljhantes e transparente.Valvuala Atuadora geralmente mole para trabalhos longos!Aceita diversos CAPS e hoje é produzida numa gama de mais ou menos 50 cores.
è uma boa lata mas por ser nacional o custo é alto e o beneficio para muitos ainda deixa desejar!Secagem relativamente rapida!


  • Ironlak:
Esta é uma das importadas disponiveis aqui no brasil!A mesma dispõe de 3 tipos de latas.


 
Ironlak 400 ml: tem um bom pigmento sendo desenvolvida especialmente para o graffite.Seu cheiro é doce sendo agradavel.Tem uma grande gama de cores com mais de 100 opções para esta categoria de lata!Seus CAPS porem são unicos sendo dificil trabalhar outros tipos a não ser os da propria marca.Sua cobertura em muro é fenomenal porem deixa um poco a desejar em contornos e detalhas dependendo da experiencia do graffiteiro!Seu custo é aceitavel para uma latas importada !Esta linha é de baixa pressão.Secagem  rapida!
Ironlak TAR 500 ml: disponivel somente nas cores Branco e Preto; tambem tem uma pigmentação forte e otima cobertura.Seu cheiro já não é tão agradavel como a de 400 ml.Só aceita CAPS da propria marca.Media pressão com custo razolavel.Secagem rapida!


                                     
Ironlak Reload 600 ml: Disponivel em 8 tons de cores.Alta pessão na lata sendo a mesma de preferencia pra que faz Bombs pela praticidade e rapidez no preenchimento.Cheiro não muito agradavel.Os CAps seguem o mesmo estilo das anteriores sendo praticamente compativel só os da propria marca.Custo medio para uma lata da sua categoria.Secagem  rapida!










  •  Montana Cans:
Mais uma importada (da alemanha)e se divide nas seguintes marcas:


 
Montana Black 400 ml: Lata de alta pressão feita para o publico do graffite , com uma gama de cores superior a 130 tons sendo a maior parte de tons acetinados.Tem uma boa pigmentação ; tem grande eficiencia em cobretura!Seus caps tambem são Unicos e normalmente tendem a intupir com facilidade!Secagem rapida e cheiro agradavel!
                                                      Montana Gold 400 ml: Lata de baixa pressão que visa a praticidade nos detalhes da pintura.Tem uma gama de cores superior a 200 tons foscas.Tem uma boa pigmentação; tem grande eficiencia em cobretura!Seus caps tambem são Unicos e normalmente tendem a intupir com facilidade!Secagem rapida e cehiro agradavel!E pela especificação da empresa que produz seu pigmento é "anti branqueamento" tendo  grande duração no trabalhos feitos!






Montana white 400 ml : ALTA PRESSÃO,CORES EM BRILHO, COBERTURA PERFEITA, ACEITA VARIOS CAPS.A linha Montana WHITE tem uma variedade de 40 cores de alta cobertura, secagem rápida. Com a sua base sintética tem secagem rapida ,è uma lata mais popular da Montana.Pelo fabricante ela aceita diversos CAPS(mas nao diz se só da marca).Cheiro forte e preço agradavel.





Montana Extended 600 ml: Lata de alta pressão com pigmento alto para coberturas rapidas.Bem utilizada em Bombs ou trampos rapidos nas ruas!Tem uma gama de 14 cores seguindo alinha da de 400 ml.Secagem rapida ;cheiro meio forte.Preço não tão acessivel o que torna a lata mal vista.










  • MTN :
Esta marca tambem tem uma gama de produtos importados (da espanha) sendo descritos abaixo:

Hardcore: Lata de 400 ml; Acabamento brilhante, alta pressão e tinta de fluxo rápido, disponível em 115 cores,
Hardcore é uma das pinturas mais famosas MTN. Seu pigmento é bom e cobre bem. Cheiro não muito forte.Aceita diversos CAPS e tem 4 caps específicos para ela que são os da categoria S2 da MTN ; preço até o presente momento era acessivel mas indicadores dizem que poderá ser uma lata mais cara em pouco tempo!
MTN 94:Lata de 400ml ; Secagem rápida, baixa pressão,  tinta sintética. Cobre cromo sobre a primeira camada. Funciona com quase todos os cap no mercado e a linha toda da S1 MTN. Está disponível em 147 cores. Cheiro doce de bala.Preço não tão acessivel.Esta é a preferencia nacinal dos graffiteiros (isso é uma opinião de quem vos escreve , tendo em vista o conhecimento de mercado).
Alien:  Latas de 250ml. Por sua pressão baixa dá ao artista a possibilidade de controlar mais seus traços; Disponivel em  70 cores. Cheiro agradavel,  Funciona com quase todos os cap no mercado e a linha toda da S1 MTN ; preço até o presente momento era acessivel mas indicadores dizem que poderá ser uma lata mais cara em pouco tempo!

Nitro 2G: ela pinta sobre cromo em uma camada e usa''tecnologia prata-Killer '', tem boa pigmentação.
As latas  tem em 2 tamanhos o de  400ml, que são de baixa pressão e só vêm em preto liso ou 500ml que são de alta pressão e vêm em 10 cores básicas.
Custo medio e cheiro ligeiramente desagradavel.Aceita todos modelos de Caps da categoria S1 da MTN

 
MTN Pocket: Alta pressão tinta spray de bolso que vem em latas de 150 ml. Disponivel em 6 cores também utiliza  tecnologia prata-Killer. Custo mediano e cheiro bouco agradevel.Otima para Roles perdidos, principalmente quando vc não sai na intenção de pintar e acaba rolando!
 
Mega: Montana Mega é um spray envasado numa lata de 600 ml. Possui alta pressão e acabamento brilhante. Excelente para pintura de grandes áreas, proporciona agilidade e rapidez aliado a uma tinta de alta qualidade e resistencia aos raios UV. Possui cartela de 10 cores.Aceita todos CAps Categoria S1 da Mtn e alguns nacionais.Preço Medio.
Maximo 750 ml: lata de tinta de alta pressão incrível que vem em duas cores que são pretos lisos e prata.Lata equivalente a 2 normais, porem muito grande!Aceita CAPS categoria S1 da MTN e alguns nacionais.Preço alto!


 







Como na descrição das latas toquei no assunto dos CAps da MTN que tem duas categorias deixo a tabela para  que todos vejam e estudem!
A categoria S1 dos Caps servem em todas as latas da linha, porem a Categoria S2 só funcionará na latas Hardcore.




  • Sabotaz 80
 

Lata vinda da Grecia sendo a mais nova a desembarcar no Brasil.
Acabamento fosco, pigmento forte e de secagem muito rapida. Tem pressão média e vem em 120 cores diferentes. Sua pintura muito bom para piecing embora seja uma lata de  média pressão.Serve a maioria dos caps da MTN nela.Cheiro não muito agradavel e preço relativamente em conta.è a unica lata no mundo que se utiliza 100% da tinta em seu interior! quando acaba não tem chorinho!!!



  • Belton Molotow: 
 


Uma das melhores latas  porem não esta disponivel ainda aqui no Brasil provavelmente pelo seu custo que é alto!Lata com alta pigmentação usada por muitos muralistas gringos pela sua excelente cobertura.Tem grande variedade de CAPS e aceita muitos outros.Cheiro nao muito agradavel!










Logo mais teremos mais Latas em exposição!!!!!!!E caso haja algum erro e discordancia estou aberto a correções!pois muito deste material foi de pesquisas na NET!


8 comentários:

  1. Observação referente a Montana white, é que esta era a antiga Aerosol Art, que depois virou Basic e Agora é Montana white. Não se se houve melhoria,mas até então era uma tinta de cheiro extremamente forte de esmalte e rala. Na real, era feita pra pintar metal, tipo tapume de metal ou trem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a aerosolart ainda existe , mas como era muito ruim na maioria das vezes ,pouco se usa , a unica cor q prestava era a cromo , q é a unica (pelo que eu sei) que ainda vem pro brasil , pelo fato de ser uma das melhores latas cromo e ser muito barata , mais ou menos 10 reais , a basic só era boa pra fazer coisas sem muita qualidade , portas e coisas rapidas , e a white se é a nova basic não sei, mas é bem melhor q a basic , na verdade todas marcas independente de qual seja , tem cores boas e cores ruims.

      Excluir
  2. Uma tinta que também representa na cena do graffiti e pixação e a Color Plic. Diz a lenda que esta é a antiga fórmula da Color Gin. Vale pesquisar.

    ResponderExcluir
  3. Sò falta a Clash, o melhor spray do mercado Europeu!
    em breve disponivel no Brasil e Ameria do Sul!
    www.clashpaint.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve , salve mano desculpa a demora em responder!Então conhecemos a clash e outras mas demos preferencias as que hoje estão disponiveis no brasil!A belton apesar de aind nao esta , ja esteve e com isso incluimos a mesma!
      Sobre a chegada da clash temos interesse caso seja vc o importador ou o conhece entre em contato no e mail robertoubrig@hotmail.com

      att

      Excluir
  4. Respostas
    1. Mano na loja temos a grandemaioria destas latas!pode conferir e ver em www.culturaderua.net

      Excluir
  5. a molotow belton foi vendida por um curto periodo no brasil , hj ela esta de volta e é vendida na casa do artista uma loja de materias de arte en geral , porem o preço é irracional , 25 reais a lata ...

    ResponderExcluir