Latas de spray - ficha técnica


   Sprays na cena do graffiti

Aerossol é uma mistura de substâncias líquidas com gás em uma lata, onde o gás impulsiona o líquido para fora quando um mecanismo é ativadoSpray é um equipamento de emissão de tinta atomizada onde sob pressão, o compartimento emite tinta misturada com o gás (ou ar), dando possibilidade de pintura com diversos efeitos como esfuminhodegradês, entre outros. A tinta ao misturar-se com o gás, torna-se em micro partículas. Quando o pino (cap) superior é pressionado, o liquido sobre pressão é liberado de forma pulverizada. Diversos produtos fazem uso desse sistema, entre eles, desodorantetintasinseticidasbuzinas, objetos de diversões como spray de espuma, fluído de isqueiros entre outros. A pintura em spray (tinta aerossol) deixa uma superfície lisa e uniforme com revestimento, ao contrário de muitas tintas látex. A grande maioria segue um padrão portátil e que facilita o seu armazenamento! 
Existem diversas empresas no mundo que fabricam spray e nem todos voltados ao grafite, porem é usado ou pela qualidade ou por questão de valores!
Para começar citaremos algumas latas que encontramos aqui no Brasil e fazem parte do nosso dia a dia:




  • Colortop ( Nacional)



Colorplic: Uma das latas clássicas que temos no mercado nacional, porem a mais difícil de conseguir a ficha técnica. A muito custo descobri a empresa que produz e só! Bem então descreverei minha opinião. Um lata de uso geral bem fedida! Mas serve para ações rápidas e pixações. Diversas cores disponíveis porem só o preto tem uma cobertura legal. Válvula dura e preço bem baixo.





  • Colorgin( Sherwin - Willians do Brasil) Nacional: 




Colorgin Uso Geral Cadilac: Lata clássica que vem dos primórdios do grafite e pixação. Boa cobertura apesar de ser automotiva e pigmentação baixa. Media para alta pressão. Serve diversos caps nela e possui cheiro forte e desagradável. Custo médio para lata da categoria, possui tinta brilhante ou fosca, disponível nas duas versões da cor preta e branca.Secagem relativamente rápida!




Colorgin Artes:   Pigmentação media deixando a desejar em alguns casos. Media pressão serve para diversas superfícies (isopor, madeira, alvenaria, etc) e tem cheiro não muito agradável.Tinta Brilhante seu custo beneficio deixa a desejar ainda mais por ser uma lata nacional! O preço dela é extremamente caro para uma qualidade não tão boa! Secagem relativamente rápida!








Art Urbana
A marca lançada agora em 2013, tem 48 cores em tons e acabamento fosco. Válvula ligeiramente macia com grande aceitação dos caps importados. Cheiro mediano, possui preço mais em conta que a Colorgin Arts. Porem ainda é um poco salgado para uma tinta nacional.
Pra conhecer um poco mais veja o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=PWRqGJj7TPQ




  • Suvinil  (Nacional) 

Suvinil Multiuso: Spray de uso geral mas muito usado no meio do graffiti. Disponível em diversas cores e em escala  brilhante e fosca.Tem durabilidade media para graffiti, porem pela ficha técnica o mesmo garante longa duração! Pela ficha técnica também consta que é de secagem rápida porem já vimos na rua que demora alguns minutos para secar. Lata com media pressão e com 400ml. Cheiro forte e valor relativamente em conta. Para conhecer mais veja o vídeo dela: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9fT77voUBpc



  • Cosmopolitan (Nacional) :


X Row: Linha de uso geral desenvolvida pela empresa Cosmopolitan , tem uma pigmentação media sendo de agrado de muitos para utilização em bombs e trabalhos rápidos na rua!
Cheiro Forte, possui tons brilhantes e foscos. Custo baixo para uma lata da sua categoria! Secagem relativamente rápida!



Worx: Linha de Grafite desenvolvido pela Cosmopolitan. Uma curiosidade sobre a Worx é que a empresa na indecisão de um nome só inverteu o nome da sua lata de uso geral, "worx" é "x row " de trás pra frente!
Boa pigmentação (as vezes até forte demais causando entupimentos nos caps) com cheiro não muito forte porem desagradável. Possui tons foscos, brilhantes e transparentes. Válvula macia, aceita diversos caps e hoje é produzida numa gama de mais ou menos 50 cores.
É uma boa lata mas por ser nacional o custo é alto e o beneficio para muitos ainda deixa desejar! Secagem relativamente rápida!
Veja o vídeo e conheça mais:
http://www.youtube.com/watch?v=FdokaizG26Y


  • Colorart (Nacional):









NOU Spray: Uma das mais novas latas para graffiti lançada no Brasil! Pesquisei muito e não tem em nenhum lugar nem mesmo na lata, uma descrição do produto ou ficha técnica, coisa que a Colorart deve se atentar pois os clientes se importam com isso!
Bem deixarei minha opinião ao usar a lata! Válvula macia, aceita diversos caps.Tinta brilhante com cheiro não tão agradável. Custo razoável sendo uma das mais baratas voltadas exclusivamente ao graffiti. Pigmento de boa aderência a cobertura e possui media pressão.
Veja o vídeo da marca e tirem suas conclusões:
http://www.youtube.com/watch?v=_mwrSWH8gvU


  • Ironlak ( importada da Austrália com fabricação na China):
Esta é uma das importadas disponíveis aqui no Brasil! A mesma dispõe de 3 tipos de latas.

 Ironlak 400ml: Tem um bom pigmento sendo desenvolvida especialmente para o graffiti. Um dos problemas e a durabilidade da cor no muro. O fabricante garante mudanças que já entraram em vigor, principalmente no aumento de proteção UV. Seu cheiro é doce sendo agradável, tem uma grande gama de cores (destaque para os tons de azul) com mais de 100 opções para esta categoria de lata! Aceita a maioria dos caps, apresentando problemas apenas com o cap cinza da Worx. A marca busca atender o equilíbrio entre os detalhes de uma produção e a cobertura nos throw up. Sua cobertura em muro é fenomenal e por ter uma válvula mais firme, facilita a execução de um traço mais continuo. Seu custo é aceitável para uma latas importada! Esta linha tem a pressão média e possui secagem  rápida!



Ironlak TAR 500ml: Disponível somente nas cores branco e preto. Também tem uma pigmentação forte e ótima cobertura. Seu cheiro já não é tão agradável como a de 400ml e só aceita caps da própria marca. Media pressão com custo razoável de secagem rápida!




                                     
Ironlak Reload 600ml: Disponível em 8 cores. Alta pressão na lata sendo a mesma de preferencia pra quem faz bombs pela praticidade e rapidez no preenchimento. Cheiro não muito agradável possui caps que seguem o mesmo padrão das anteriores, sendo compatível somente com os da própria marca. Custo médio para uma lata da sua categoria e tem sua secagem rápida!






  •  Montana Cans (Importada da Alemanha):
A Marca de  divide nas seguintes categorias:


Montana Black 400ml: Lata de alta pressão feita para o publico do graffiti, com uma gama de cores superior a 130 tons sendo a maior parte destes acetinados.Tem uma boa pigmentação e tem grande eficiência em cobertura! Seus caps também são únicos e normalmente tendem a entupir com facilidade! Secagem rápida e cheiro agradável!
                                                      Montana Gold 400ml: Lata de baixa pressão que visa a praticidade nos detalhes da pintura.Tem uma gama de cores superior a 200 tons foscas.Tem uma boa pigmentação e grande eficiência em cobretura! Seus caps também são únicos e normalmente tendem a entupir com facilidade! Secagem rápida e cheiro agradável. Pela especificação da empresa que produz seu pigmento é "anti branqueamento" tendo  grande duração no trabalhos feitos!



Montana white 400ml: Possui alta pressão, cores brilhantes e só aceita caps da marca. A linha Montana White tem uma variedade de 40 cores de alta cobertura e secagem rápida. Com a sua base sintética tem secagem rápida, é uma lata mais popular da Montana. Cheiro forte e de preço agradável. Porem há controvérsias quanto a sua real qualidade, deixando em uma colocação de latas de baixa qualidade!




Montana Extended 600ml: Lata de alta pressão com pigmento alto para coberturas rápidas. Bem utilizada em bombs ou trampos rápidos nas ruas! Tem uma gama de 14 cores seguindo alinha da de 400ml. Secagem rápida e de cheiro meio forte. Preço não tão acessível o que torna a lata mal vista.





Montana Spider: Disponível nas cores prata e preto ( em 150 ml) esta lata tem um efeito loco! Seu traço parece um teia de aranha. A empresa indica o uso do próprio cap que vem na lata, para um efeito preciso, porem a mesma aceita outros caps mas altera o acabamento e efeito!
Cheiro médio e de valor alto.

Quer conhecer mais veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=WJtL3_uG_04


Montana Ultra Wide 750mlEsta lata é a grande novidade da marca e a grande aposta para os aficionados por ações de grande vandalismo onde o tempo é curto! Esta disponível nas cores preta e prata. Seu traço varia de 15 cm a 60 cm dependendo da forma de aplicação. Sua extrema pressão faz com que seu jato de ação alcance aproximadamente 2 metros de altura. Seu cap é único com cortes horizontais. Com um cheiro não definido, assim como seu preço, pois não vimos dela ainda aqui no Brasil.
Para poder conferir olhem este video: http://www.youtube.com/watch?v=PAazTSLSCh0


  • Montana Colors MTN ( Importada da Espanha):
Esta marca também tem uma gama de produtos importados sendo descritos abaixo:

Hardcore: Lata de 400 ml, acabamento brilhante com alta pressão e tinta de fluxo rápido. Disponível em 115 cores a
Hardcore é uma das linhas mais famosas MTN. Seu pigmento é bom e cobre bem. Cheiro não muito forte e aceita diversos caps, porem existem 4 específicos para ela que são os da categoria S2 da MTN. 
Preço até o presente momento é acessível mas pode ser alterado em pouco tempo!

MTN 94:Lata de 400ml. Tinta de secagem rápida, de baixa pressão e sintética. Cobre cromo sobre a primeira camada. Funciona com quase todos os caps no mercado e a linha toda da S1 MTN. Está disponível em 147 cores. Cheiro doce de bala,possui o preço não tão acessível. Esta é a preferencia nacional dos grafiteiros, sendo essa a opinião de quem vos escreve com base no conhecimento de mercado.
Alien:  Latas de 250ml. Por sua pressão baixa dá ao artista a possibilidade de controlar mais seus traços. Disponível em 70 cores, possui cheiro agradável. Funciona com quase todos os caps no mercado e a linha toda da S1 MTN. Preço até o presente momento é acessível mas pode ser alterado em pouco tempo!


Nitro 2G: ela pinta sobre cromo em uma camada e usa''tecnologia prata-Killer '', tem boa pigmentação.
As latas  tem em 2 tamanhos o de  400ml, que são de baixa pressão e só vêm em preto liso ou 500ml que são de alta pressão e vêm em 10 cores básicas. 
Custo médio e cheiro ligeiramente desagradável. Aceita todos modelos de caps da categoria S1 da MTN

 
MTN Pocket: Alta pressão tinta spray de bolso que vem em latas de 150 ml. Disponível em 6 cores também utiliza tecnologia prata-Killer. Custo mediano e cheiro pouco agradável. Ótima para tags em roles perdidos!
 
Mega: Montana Mega é um spray envasado numa lata de 600 ml. Possui alta pressão e acabamento brilhante. Excelente para pintura de grandes áreas, proporciona agilidade e rapidez aliado a uma tinta de alta qualidade e resistência aos raios UV. Possui cartela de 10 cores. Aceita todos caps Categoria S1 da MTN e alguns nacionais. Preço médio.
Maximo 750ml: Lata de tinta de alta pressão incrível que vem em duas cores que são pretos lisos e prata. Lata equivalente a 2 normais, porem muito grande! Aceita caps categoria S1 da MTN e alguns nacionais. Preço alto!









T.N.T: Tinta fosca  disponível em 7 cores, apesar de fosca as cores são gritantes dando super acabamento ao trabalho. Alta pressão em 400 ml com cheiro mediano. Custo médio, aceita diversos caps com válvula macia.
Uma coisa interessante sobre a TNT é que 7% do valor da sua venda bruta é vertida para ações humanitárias , isso é algo incrível e deixamos nossos parabéns para a MTN pela atitude.
Vale a pena ver o vídeo promocional dela 
http://www.youtube.com/watch?v=NsdwAAM6AxU





Como na descrição das latas toquei no assunto dos caps da MTN que tem duas categorias deixo a tabela para  que todos vejam e estudem!
A categoria S1 dos caps servem em todas as latas da linha, porem a categoria S2 só funcionará na latas Hardcore.







Krink K-750: Esta lata esta na seção da MTN, pois é uma parceria da Krink NYC com a Montana Colors da Espanha. O resultado final é uma lata monstra com 750 ml de altíssima pressão. Disponível na cores preto e branco. Cheiro médio e alto valor seu cap é único e lança a tinta em grandes alturas, perfeita para um extremo vandal.


  • CosmosLac ( Grécia)

Sabotaz 80: Acabamento fosco, pigmento forte e de secagem muito rápida. Tem pressão média e vem em 120 cores. Sua pintura muito boa para piece embora seja uma lata de média pressão. Aceita a maioria dos caps da MTN. Cheiro não muito agradável e preço relativamente em conta, é a unica lata no mundo que se utiliza 100% da tinta em seu interior! quando acaba não tem "chorinho"! Preço bem em conta porem sua produção chegará ao final no primeiro semestre de 2013.







Sigma A: É um spray de baixa pressão, produzindo linhas
muito finas com um desempenho de alto nível global. Vem em 164 cores foscas. Tem a capacidade de cobrir 3,7 m² quando usado por um usuário médio. Aceita diversos caps disponíveis no mercado! Sua Paleta de cores foi montada de forma eficiente para que todos possam entender através de números, sendo os finais com 1 os mais claros e os com 4 os mais escuros. Cheiro ligeiramente agradável e custo médio.





Sigma B: É uma lata de spray de alta pressão, ideal para um desempenho rápido, ainda sem deixar cair a capacidade de produzir linhas finas. Aceita diversos caps.
Vem em 114 cores foscas. Tem a capacidade de cobrir 4,0 m²  usado por um usuário médio. Aceita diversos caps disponíveis no mercado! Valor em conta sendo mais barato que a Sigma A.



Confiram o videos das 2 Sigmas em ação:
http://www.youtube.com/watch?v=W9060qNIDuw



  • Molotow: 


Belton: Criada em 1996 pela Molotow, tem grande repercussão mundial como uma das melhores latas. Fabricada na Alemanha, possuiu mais de 251 cores disponíveis, incluindo escala fluorescente e os transparentes.Tecnologia que resiste a ação UV do sol tornando a pintura de longa duração!
Uma das grandes jogadas da Molotow foi criar um spray diretamente com grafiteiros e hoje a maior parceira da marca é a grafiteira alemã MAD C (veja mais sobre ela no http://madc.tv/) que influi diretamente na criação e tem até cor com seu nome.
Pra conferir o resultado da Belton na mão da MAD C acesse: http://vimeo.com/17620183




Plus Premium 600ml: Linha de alta pressão da famosa Belton. Disponível em 12 cores com ótimo acabamento e fixação. Contem a mesma tecnologia de 400ml aguentando a ação do tempo e aceita diversos caps. Ate o momento ainda não esta disponível aqui no Brasil mas tudo indica que em breve teremos novidades.






XXL Classic: Linha de 600 ml em alta pressão com a alta tecnologia na cobertura de cromo (o preto cobre e corta o cromo sem nenhuma reação ou falha). Disponível somente em preto e cromo. Aceita diversos caps. Cheiro mediano e possuí uma válvula mole que ajuda no controle. Dependendo da aplicação seu traço varia de 5 cm a 40 cm. Custo médio pra alto.





Black Top Speed Flow Black:  Altíssima pressão com um jato silencioso. Disponível somente na cor preta. É o preto mais preto que se pode encontrar em um Spray, e adere 100% sem falha em superfícies absorvíveis. Cheiro médio e aceita diversos caps. Válvula mole com ótimo controle possui preço alto mas pra quem quer o preto de verdade ela não deixa a desejar.
Confira sua ação no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=S5BFmmSVjMc






Logo mais teremos mais latas em exposição!!!!!!! E caso haja algum erro e discordância estou aberto a correções! Pois muito deste material foi de pesquisas na NET e na vivencia do dia a dia com as latas!


Fontes: Wikipédia e internet


6 comentários:

  1. Montana white sintetica, acho que ela é baixa pressão heim? Tô usando ela com o caps da arte urbana tirando traço de 0,7cm, boa pra detalhe, Entope "bagarai" ela e a Ironlak outra desgraça tem que ficar com agulhinha e querosene, se for skinny pd jogar fora, mesmo limpando e deixando de ponta cabeça ate sair só ar....Melhores que eu usei: mtn 94, sigma 80, arte urbana, belton ainda n tive oportunidade de achar, mas deve ser muito fod@!

    ResponderExcluir
  2. Sugestao: Colocar alguns fonecedores aqui do Brasil nas marcas das latas. fica a dica

    ResponderExcluir
  3. muito bom!! gostaria de saber se você conhece a linha braza da montana, se já usou, etc

    ResponderExcluir